10 dicas para fazeres um bom CV e conseguires um emprego!
- Home
- CANDIDATOS
- 10 dicas para fazer um bom currículo e conseguir um emprego
Quando se trata de procurar emprego um bom currículo pode fazer a diferença na hora de ser selecionado pelo recrutador
Como fazeres o teu currículo? É uma boa pergunta! Vamos dar-te 10 dicas para te destacares!
O objetivo de um currículo é apresentar a tua formação e experiência profissional de maneira clara e concisa. Os recrutadores esperam que um currículo seja bem estruturado, fácil de ler e destaque as competências mais relevantes para a função. Procuram ver, através da tua candidatura, como o teu perfil pode corresponder aos requisitos do trabalho.
Seguindo os nossos conselhos, terás a certeza de que a tua candidatura será analisada pelos recrutadores e terás mais hipóteses de conseguires um emprego!
1. Facilita o trabalho do recrutador
Ao ler o teu currículo, o recrutador PROMAN deve ter acesso a todas as informações que possam interessar-te e convencer-te a dar o próximo passo no processo de recrutamento. Por esse motivo, deves organizar o teu currículo com itens como cargos em negrito, listas com marcadores, títulos claros, design legível e muito mais.
Isso permitirá encontrar as informações mais importantes à primeira vista no teu CV. Quanto mais claro for, menos tempo ele gastará a analisar o teu CV e mais facilmente ser-te-á concedida uma entrevista.
2. Um título cativante para conhecer-te melhor
O CV deve começar com alguns pontos que servem para entender com precisão o que procuras e os teus objetivos. A introdução deve ser escrita em 2-3 linhas no máximo, com frases curtas e palavras-chave da tua função ou do emprego ao qual te estás a candidatar. Por exemplo: Com mais de 10 anos de experiência em manutenção e logística, gostaria de integrar a PROMAN como preparador de encomendas na região de Lisboa.
3. Considera a ordem da leitura para maior clareza
Para deixar o teu CV o mais claro possível, deves organizar as informações de acordo com a ordem da leitura, ou seja, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Em seguida, escolhe onde colocar os títulos mais importantes, para atraíres a atenção do recrutador.
A PROMAN aconselha-te a apresentar pela seguinte ordem: as tuas experiências profissionais relacionadas com o cargo, as tuas competências e por último os diplomas/formações que obtiveste.
4. Faz frases curtas, claras e impactantes
Um bom CV deve conter frases claras, impactantes e curtas ao mesmo tempo. O objetivo é ir direto ao assunto, colocando palavras-chave relevantes para o recrutador. Para facilitar a legibilidade e compreensão das frases, podes colocá-las em forma de pontos. Isso permite que a leitura do teu CV seja mais fluída!
5. Destaca as experiências mais relevantes
Dependendo da posição que desejas ocupar, deverás destacar as experiências profissionais que apoiarão a tua candidatura através da experiência. Se já tiveste muitas experiências profissionais, enumera apenas aquelas que estão diretamente relacionadas com o cargo que desejas. Elas trarão valor acrescentado para o recrutador!
6. Mostra a tua personalidade no teu currículo
A tua personalidade permite que te diferencies do volume de currículos que o recrutador precisa de analisar. Expressa o teu carácter, a tua originalidade e tua particularidade para te destacares. Podes fazer isso de várias maneiras, mas a tua personalidade é sentida principalmente no design que tu escolhes para o teu currículo. Por design entendemos as cores, a organização, o layout ou a tipografia escolhida. Porque sim, esses elementos são importantes e ajudam a melhorar a tua candidatura.
7. Fala das tuas competências, elas contam tanto quanto a tua experiência profissional!
Abre espaço no teu currículo para inserir uma lista das qualidades que são específicas para ti e essenciais para te conhecer melhor. Isso permite que o empregador saiba mais sobre ti e sobre a tua personalidade.
Sê sincero, destaca qualidades reais e ligadas ao cargo em questão. Se, por exemplo, estás a candidatar-te a uma vaga de contacto com o público, podes destacar que possuis bom relacionamento interpessoal.
8. E se falasses das tuas atividades extraprofissionais?
As atividades extraprofissionais são uma mais-valia que dizem muito sobre ti e sobre o teu caráter! Lembra-te de destacá-los se sobrar espaço no teu currículo! Isso mostrará que és ativo, sociável e que te sente realizado a um nível pessoal.
Além disso, podes deparar-te com um empregador que exerça a mesma atividade, o que permitirá que tenham algo em comum e conversam sobre isso, para quebrar o gelo :). Então vai em frente, conta-nos tudo o que fazes aos fins de semana: ioga com o teu chihuahua, vólei no gelo, futebol de rua…há para todos os gostos!
9. Com fotografia ou sem fotografia? Eis a questão...
Com fotografia ou sem fotografia? É um debate no mundo profissional!
Na realidade, é como tu desejares. Não há nenhuma obrigação.
Uma fotografia pode dar vida ao teu CV, personificá-lo e permitir que o recrutador dê um rosto ao perfil que está a analisar. Se optares por adicionar uma fotografia, lembra-te de tirar uma que seja profissional, porque ver-te durante as férias na praia não é necessariamente uma boa primeira impressão para a empresa (a menos que contrate um testador de espreguiçadeiras!)
10. Adapta o teu CV às funções a que te candidatas
O teu CV deve estar adaptado à empresa e ao cargo a que te candidatas. Deves personalizá-lo, começando com um texto introdutório, mas também as tuas experiências profissionais, reformulando as descrições com as missões que correspondam às necessidades do cargo. Lembra-te também de destacares as soft skills que são essenciais para o cargo em questão. O design também pode ser adaptado, podes usar cores de acordo com o setor de atividade que tens interesse. Por exemplo para uma empresa em engenharia e IT azul, na construção civil cores quentes (vermelho, laranja, amarelo), na agricultura, verde, amarelo e castanho etc.
Pequeno bónus para candidatos à procura de emprego no setor terciário ou em funções de apoio: acompanha o teu CV com um pouco mais!
O que pode ajudar-te a destacar-te na tua inscrição são os documentos adicionais que podes anexar.
Podes anexar uma carta de recomendação, uma carta de apresentação, um livro ou até mesmo imagens de trabalhos teus, dependendo do teu setor de atividade e da profissão pretendida.
Cartas de apresentação já não são obrigatórias (e até um pouco ultrapassadas!), mas podem ser apreciadas por alguns recrutadores que poderão ler as tuas motivações com mais detalhes. Será também uma forma de desenvolver ainda mais o que não cabia numa página do teu currículo!
Agora sabes tudo! Cabe-te a ti criar um CV que te permita diferenciar dos outros candidatos!
Agora que tens um CV apelativo à tua disposição, vem consultar as ofertas de emprego da PROMAN!